Bom dia, boa tarde ou noite pra você que está lendo este artigo. Bom, essa é uma das dúvidas mais comuns para quem está começando a aprender violão que é: “qual a melhor corda para tocar violão bem?”. As respostas para essa pergunta são várias e mais complexas do que você imagina. Isso ocorre porque não existe um modelo especial e específico e o melhor tipo de corda, mas sim as que são mais ideais para cada tipo de instrumento, estilo musical que você toca e ainda as preferências pessoais de cada músico.
As cordas para violão podem ser de aço ou de nylon, e podem variar entre os calibres mais finos (0.8) até aos mais grossos (0.13) e ainda contam com muitas marcas no mercado. Para ajudar a você nessa escolha, de qual é o melhor tipo de corda para violão, aí vai algumas dicas!
Quer aprender Violão de uma forma mais rápida, eficiente e eficaz com um novo método de ensino? Clique Aqui e conheça o “Método Violão em 8 Semanas” a forma mais fácil e assustadoramente simples de como aprender violão do Zero ou do Básico em apenas 8 semanas. “Aprendizado acelerado”!!
Cordas de AÇO X Cordas de NYLON
Sem sombra de dúvidas a principal delas é encontrar ou procurar um tipo de encordoamento para o violão a respeito das cordas de nylon e aço, para se informar quais as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções continue lendo.
As cordas de NYLON
São cordas bem mais macias, para músicas que tem uma sonoridade mais suaves, tipo MPB, e que não criam aqueles calos nas mãos como as cordas de aço, que criam mais calos na ponta dos dedos, mas tem sua especificidade, sendo ideais para iniciantes. Esse é um tipo de corda que é mais leve e sensível, podendo desafinar e arrebentar muito mais rápido.Além disso, o que difere das cordas de aço, as de nylon arrebentam mais rapidamente ao serem tocadas com mais força com palhetas e tem o costume de desafinar com mais facilidade também.
As cordas de AÇO
Essas por terem revestimento de aço são bem mais resistentes e que emitem um som “metalizado” e mais amplificado. Podendo ser tocadas tanto com palheta quanto com os dedos somente (no sentido de resistirem mais) permitindo assim um jeito mais fácil para chegar nas notas mais agudas no braço do violão. As cordas de aço são cordas mais rígidas, que pode machucar com mais facilidade as mãos de quem está iniciando seus estudos no violão. Além disso, dependendo do modelo e marca precisam ser trocadas de 3 em 3 meses para manter um bom som e emitir a mesma qualidade de quando foram colocadas.
Novo E-book (2022) Disponível, aceita?
Quais calibres de corda para Violão?
CORDAS COM CALIBRES MAIS FINOS
As cordas que tem calibres mais finos tendem a serem mais flexíveis e fáceis de tocar e apertar, sendo assim, talvez as melhores para quem está aprendendo a tocar o instrumento do zero. São calibres que facilitam técnicas como os bends — que levanta ou baixa a corda apertada com o dedo, para chegar em uma determinada nota, como na guitarra.
No mercado existem, principalmente, 3 tipos de encordoamento de calibre mais fino, que possuem suas diferenças, que são as cordas de calibre 0.8, 0.9 e 0.10.
CORDAS COM CALIBRES MAIS GROSSOS
Os encordoamentos que tem os calibres mais grossos são para quem busca um som mais encorpado e bonito para o violão, deixando suas músicas mais timbradas e sofisticadas. Porque são cordas mais grossas, são mais difíceis de apertar, exigindo uma força maior nos dedos, as mais indicadas para quem já adquiriu uma certa habilidade e mais técnica no violão.
Além do mais, se você está quer ou está pensando em utilizar calibres mais grossos, é importante se atentar ao tipo de violão que você tem. Caso seu instrumento não tenha tanta resistência, encordoamentos com calibres mais grossos podem acabar empenando o braço do violão e trazendo algumas dores de cabeça. Os calibres 0.11, 0.12 e 0.13 são considerados os calibres mais grossos para o violão.
As principais marcas de cordas para violão no mercado
Existe uma diversidade muito ampla de marcas diferentes de cordas para violão, com preços e prioridades diferentes. As principais marcas do mercado são:
D’addario
D’addario, que inclusive eu uso no meu violão, é considerada uma das renomadas marcas de encordoamento do mundo, as cordas D’addario são um conjunto profissional de alta qualidade e preço acessível. Aquele velho ditado: Bom e Barato. Possuem boa maciez, afinação, durabilidade e brilho.
Elixir
As cordas Elixir são Encordoamentos com maior conforto, brilho natural, ótimo timbre e ultra durabilidade. Conta com uma boa vida útil e proporcionado um som mais natural e um desempenho relevante e consistente, deixando menos ruídos indesejáveis no som.
Existem várias outras marcas no mercado que são muito conhecidas por seus encordoamentos de ótima qualidade e custo benefício, que são elas das marcas NIG, SG e Ernie Ball.
Então, já sabe qual é a melhor corda para você colocar no seu violão?
Essa pergunta agora, só cabe a você responder! Qual dessas opções que trouxe lhe pareceu mais agradável no âmbito de tocabilidade, maciez e durabilidade. Já testou alguma delas? Me conte aqui nos comentários e qualquer dúvida me chama lá no direct no Instagram @tiagoolicheski_ e clique aqui para se inscrever-se no canal do YouTube, onde semanalmente tem conteúdo sobre violão.