Quando você ouve uma música romântica ou voz e violão tocada dedilhada, logo se apaixona pelo som que saem das cordas, é lindo demais. Cada nota tocada soando individualmente formando um único acorde. As vezes você pode até pensar que parece impossível alguém tirar um som tão bonito do violão. Mas deixa eu te contar uma coisa, é mais fácil do que você imagina.
O dedilhado é uma técnica usada no violão muito usada nos gêneros MPB, Gospel, resumindo, vemos mais nas músicas mais lentas e calmas no geral. A maioria dos músicos optam sempre por tocar as músicas com batidas. Porém existem determinadas situações em que fazer a substituição da batida por um bom dedilhado trará uma grande diferença na qualidade sonora da música.
Você vai ver como é muito fácil aprender a dedilhar e melhorar sua performance no violão logo após terminar de ler este artigo. Vou ensinar pra você no final deste artigo 3 dedilhados hiper fáceis e que podem ser usados em inúmeras músicas.
O que é Dedilhado?
Essa é uma técnica que consiste em você tocar os acordes no violão, só que corda por corda. Em uma mão (direita ou esquerda) , no braço do instrumento, você irá fazer os acordes da música e na outra(direita ou esquerda) irá passar os dedos pelas cordas fazendo cada uma soar de cada vez. O dedilhado geralmente é iniciado pelas cordas mais graves e são vários os dedilhados que existentes. Claro que isso depende muito do estilo de música e qual a técnica que você está usando para executar uma canção.
Como fazer o Dedilhado?
A primeira coisa que temos que aprender para fazer um dedilhado é conhecer e saber a ordem das cordas do violão e o nome que se aplica aos dedos da mão que vai dedilhar. As cordas do violão são contadas de baixo para cima. A corda mais aguda ou mais fininha que é o mi agudo ou o mizinho, é a 1º e aí vem seguindo a ordem:
- 1ª temos o Mizinho ou a Mi aguda
- 2ª temos a corda Si
- 3 temos a corda Sol
- 4ª Temos a corda Ré
- 5ª Temos a corda Lá
- 6ª Temos a corda Mi ou Mi grave
Os dedos da mão que toca o dedilhado torna-se mais simples e você já deve ter aprendido isso lá na sua infância no pré escolar:
- Polegar, primeiro dedo da sua mão (P)
- Indicador que vem logo depois do polegar (I)
- Médio que é o dedo do meio (M)
- Anular, dedo antes do mindinho (A)
O dedo mindinho raramente vai ser usado para a técnica do dedilhado, usa-se mais quando se faz a técnica de Fingerstyle que consiste em tocar harmonia e melodia juntos no violão.
Entendido como se chama os dedos da mão que toca o dedilhado no violão e a ordem das cordas no instrumento, agora bóra entender como se faz o Dedilhado. Vem comigo!!
Quando usamos as técnicas do violão popular para fazer o dedilhado se torna mais simples. Você posiciona a mão direita (caso você for destro, se for canhoto é a mão esquerda) em forma de concha nas cordas do violão.
- O Dedo Polegar fica levemente apoiado em cima da 6ª corda, o misão como na figura abaixo:
- Dedo indicador apoiado levemente embaixo da 3ª corda
- Dedo médio vai tocar debaixo para cima a 2ª corda
- Dedo anular vai tocar debaixo para cima a 1ª corda
Confira como fica a posição dos dedos na figura abaixo:
Posição dos dedos no dedilhado
Esta é a posição clássica. Com o tempo, conforme você for conhecendo melhor os acordes, você vai mudando a posição dos dedos mas no começo você deve treinar seus dedos para fazer o movimento do dedilhado.
Agora, com os seus dedos posicionados, faça qualquer acorde no violão, pode ser o SOL(G), ou use somente as cordas soltas do violão mesmo, sem fazer nenhum acorde pra facilitar se achar muito complicado no começo. Você vai fazer o seguinte movimento:
- O polegar vai tocar de cima para baixo a 6ª corda, a mais grave.
- Seguindo, depois o dedo indicador toca debaixo para cima a 3ª corda.
- Logo depois o médio vai tocar debaixo para cima a 2ª corda.
- E por último o dedo anular toca debaixo para cima a 1ª corda.
Então, neste primeiro momento você deve acostumar seus dedos a tocarem as cordas certas e adquirir coordenação para fazer isso durante parte da música ou ela toda. Depois você vai prestar atenção no ritmo e na passagem dos acordes, claro, quando já estiver bem treinado com os dedos tocando as cordas corretas e de forma coordenada. É um processo de escadinha, assim mesmo, parte por parte. Não tenha pressa.
Dica: Treine o dedilhado em vários acordes começando com o polegar tocando a 6ª corda no caso do SOL, MI, e partindo com o polegar da 5ª corda como no caso do acorde de DÓ que tem o seu baixo na 5ª corda. Entenda isso na imagem abaixo com as marcações que vou explicar também posteriormente como se faz:
Note que a primeira das 6 figuras acima tem os números de 6 a 1 em modo decrescente, bom está sinalizando as cordas: 6 (6ª corda), 5 (5ª corda), 4 (4ª corda), 3 (3ª corda), 2 (2ª corda) e por fim a 1ª corda. Lembrando que a 6ª corda e a corda mais grossa como já vimos aqui. E estes pontinhos pretos bem abaixo do quadrado simboliza as cordas que tem que ser tocadas no dedilhado para cada acorde. Podemos ver no caso do DÓ que o dedilhado começa na 5ª corda, acorde de RÉ começa na 4ª corda, acorde de MI começa na 6ª corda, acorde de fá também na 6ª corda, o SOL começa na 6ª corda, acorde LÁ na 5ª corda e acorde de SI na 5ª corda.
Dedilhados Fáceis de tocar
Vamos lá, hora de conhecer os 3 técnicas de dedilhados mais fáceis para iniciante que você poderá aplicar em várias músicas. Vamos colocar a mão na massa? ops! no violão mesmo heheh.
Dedilhado Clássico
Esse aqui tenho certeza que vai ser moleza pra você depois de ter praticado os movimentos básicos do dedilhado. O dedilhado a seguir é um dos mais clássicos no violão e guitarra.
Este é quase a mesma coisa daquele movimento básico do dedilhado, só o que difere é que antes de você tocar a nota grave com o seu polegar, antes você vai movimentar o dedo indicador, médio e anular duas vezes. Vai ficar deste jeito como na imagem abaixo:
Dedilhado Alternado
Dedilhado Alternado 2
Este é simplesmente uma variação do dedilhado que a gente viu anteriormente. É de suma importância você conhecer vários tipos de dedilhados para variar entre uma música e outra.
Então o dedilhado Alternado 2 vai ficar assim:
Vamos fazer aquela pergunta novamente: Conseguiu notar a diferença do dedilhado anterior?
Bom, então vamos lá. O que difere do dedilhado anterior é que neste tocamos o dedo “M”, “I”, “M” depois do primeiro “A”. Comece fazendo com as cordas soltas e depois que já adquiru coordenação entre os dedos, vá começando com os acordes, lembrando que cada acorde começa o dedilhado em uma corda específica, não esqueça. Tire pelo menos meia hora por dia para treinar com disciplina os dedilhados no Violão ou Guitarra e verá em muito pouco tempo um grande resultado.
Está começando do absoluto ZERO? Conheça um método totalmente inovador que vai te pegar na mão e te fazer evoluir 8 meses em apenas 8 semanas. Clique Aqui