Escolher um violão, seja ele para aprender do Zero, tocar profissionalmente ou só lazer, requer uma certa atenção, pois existem vários fatores a serem analisados como a escolha da marca, modelo e etc. Se você é iniciante no violão e vai começar a se aventurar neste maravilhoso instrumento, pensando em você separei aqui 5 super dicas que vão te ajudar a escolher o violão ideal para começar os estudos.
1 – Definir o Investimento conforme seu Objetivo no violão
Não se afobe e saia comprando qualquer violão por aí! Ou o mais caro, ou o mais barato. Antes de tudo, é imprescindível saber o quanto você pode ou está disposto a investir em um violão, levando em consideração qual é o seu objetivo no instrumento. Talvez se o seu objetivo seja aprender do zero só para lazer para tocar com a família em casa, no churrasco, enfim, talvez não vai valer a pena você desembolsar uma grana alta com um violão top de linha. Tenha o pé no chão.
Já se você é mais pretensioso e pensa em aprender violão para tocar na sua igreja, sonha em tocar em barsinhos, fazer apresentações, faz sentido você optar por um violão um pouco mais caro, mais profissional. Por isso a importância de se ter em mente o seu objetivo, pois isso vai te ajudar a poupar tempo e dinheiro.
Quer meu E-Book de Violão Grátis?
2 – Escolher Violão com corda de Aço ou Nylon
Bom, para isso é preciso saber qual estilo musical você pretende tocar. Porque o violão de nylon é mais usado para tocar músicas nos estilos mpb, samba, pagode, músicas suaves, Bossa Nova, dedilhados. Claro que nylon ser mais peculiar para estes estilos não impede você de tocar outros também, o que eu quero que você saiba é que o violão de nylon foi projetado para ter cordas de nylon, impossibilitando você de colocar cordas de aço mais pra frente, pois isso pode estragar seu violão.
Já o Violão com cordas de aço tem as cordas mais firmes, um som mais estridente e encorpado, ideal para tocar os estilos pop rock, rock, blues, cowntry, folk, entre outros.
clique aqui para ver o artigo onde explico mais detalhadamente cada tipo de corda e qual escolher.
Modelos de Violão
Existem 3 principais modelos de violão e que são mais usados e mais populares no mercado. Veja abaixo os que separei pra te apresentar:
Violão CLÁSSICO
Os violões Clássicos são perfeitos para os estilos MPB, Samba e Bossa Nova, é um dos queridinhos dos iniciantes porque são mais leves e macios pois possuem encordoamento de nylon.
Violão FOLK
O violão Folk possui cordas de aço, tem um som (timbre) mais encorpado, brilhante e metalizado, sua caixa (ou corpo) é mais larga. É utilizado em músicas sertaneja, pop rock, rock, blues, entre outros.
Violão JUMBO
Este modelo de violão tem um corpo muito semelhante ao violão Clássico que vimos acima, só que se torna mais largo que o modelo Folk. Esse modelo de violão por ter o corpo ainda maior, é o que tem o som mais brilhante. Seu timbre fica entre o do Clássico e o do Violão Folk.
4 – Eletroacústico, Acústico ou Elétrico
Essa é uma questão importante e se levar em consideração, pois isso, resumidamente, define se o seu violão vai ter a possibilidade de ser ligado em caixa de som ou não. Cada característica tem suas peculiaridades, conheça cada uma delas logo abaixo.
O violão Acústico tem por naturalidade uma maior ressonância e um som mais encorpado devido a sua caixa (corpo do instrumento). É o tipo mais comum e a sua principal característica é não possuir entrada para cabos para poder ligar em caixa de som.
O violão Elétrico é pensado e estruturado para poder ser ligado em caixas de som, por isso o nome de elétrico. Mas porém, por terem a estrutura para serem eletrificados, muitos acabam perdendo um pouco a amplitude do som natural, já em contrapartida tem um som muito bom quando ligados à caixa.
O violão Eletroacústico você consegue imaginar como é? Sim, eles são bons tanto somente acústico, como também eletrificados. Ele atende as duas necessidades, funciona perfeitamente plugado na caixa e seu som natural sem estar ligado na caixa também é muito bom.
5 – Pesquise bem antes de comprar
Não hesite em fazer uma boa pesquisa agora que você já conheceu aqui os pontos principais e termos técnicos que devem ser levados em consideração antes de comprar seu violão. Se você conhece alguém que toca já a mais tempo e conhece um pouco mais sobre violão, esteja mais à frente que você, talvez alguém que até já toca profissionalmente, veja o que ele também tem a te dizer em relação ao assunto.
Então, escolher um violão, ainda mais se for iniciante do zero, pode ser uma tarefa difícil. Mas depois deste post tenho certeza que ficará muito mais fácil se você seguir as dicas e os termos que abordamos. Assim você terá uma escolha mais certeira.